RESPEITO AO PRÓXIMO – QUAIS SÃO OS SEUS LIMITES?

TEXTO COLETIVO DO 7º ANO

Os alunos do 7º ano elaboraram um texto coletivo sobre respeito ao próximo e quais são nossos limites no ambiente escolar. Sugerido pela nossa orientadora pedagógica, Vivian Henriques, os estudantes do 7º ano se reuniram para pesquisar, refletir e exprimir suas principais ideias sobre o tema. O resultado deste trabalho você confere a seguir. Boa leitura!

Profª Carina Martins

História, Geografia e Filosofia

RESPEITO AO PRÓXIMO – QUAIS SÃO OS SEUS LIMITES?

Escrito pelo7º ano

Os limites são impostos de várias formas como uma lei, uma regra e até mesmo pela sociedade, ou seja, são fronteiras que demarcam o que é permitido fazer ou não.

No nosso dia a dia convivemos com pessoas que, ás vezes, são egoístas ou individualistas. Assim como dizia o filósofo Thomas Hobbes todos nós somos egoístas, por isso cada vez mais precisamos respeitar os outros e não julgar as pessoas, e para isso existem os tão conhecidos limites.

Os seus limites podem ter a ver com a sua paciência ou até onde ela vai, ou pode estar relacionado ao limite de outra pessoa. Segundo César Romão, superar os limites é pisar no degrau da escada da vida, ou seja a cada vez que você ignora as pessoas que estão te irritando você está vencendo um empecilho na sua vida.

Na escola temos direito de estudar, aprender novas coisas e também temos deveres como fazer as lições de casa, porém o mais importante de tudo isso são os nossos limites. Aqui são alguns fatores sobre os nossos limites na família e na escola:

• Não podemos fazer tudo que queremos na escola nem em qualquer outro lugar;
  • A falta de limites em casa gera a sensação de que tudo é possível em qualquer lugar;
  • O respeito e obediência, os castigos e prêmios, o desaprovar, saber dizer “não”;
  • Os cuidados consigo, com os outros, com seu meio e objetos, a pontualidade e a hora para cada atividade.

Quando superamos nossos limites, lá na frente perceberemos que aquilo foi uma coisa essencial na nossa vida. Por exemplo, se estiver no seu trabalho, e seu chefe chamar sua atenção, você não vai agredi-lo (espero que você realmente não faça isso), mas podemos nos superar e respeitar o limite de seu chefe, pois ele é seu superior e mesmo que ele não respeite seu limite você tem que respeitar o dele.

Contudo, uma das coisas que não pode faltar é a razão, cada vez que nós não superamos nossos limites, e não vencemos essa barreira, estamos perdendo nossa razão. A cada vez que você supera seus limites e respeita o do outro você está crescendo e surpreendendo a si próprio com cada barreira que você pula. Tenha calma e supere seus limites, para ter uma convivência favorável com quem está em nosso meio.

Temos que respeitar o outro como ele é, devemos ter maturidade para isso. Respeitar um ao outro é uma coisa essencial para nossa vida, sem ela não a como a sociedade conviver entre si! Somente respeitamos verdadeiramente o outro quando o aceitamos da forma como ele é.

Nos ambientes profissionais, o respeito começa na liderança. Um líder que respeita a individualidade das pessoas da equipe permite que cada um manifeste o seu melhor, e que se supere cada vez mais.

Respeito gera respeito, portanto, quando agimos dessa forma levamos o outro a fazer o mesmo e é assim que construímos o respeito mútuo. É preciso se respeitar.

Respeito é o valor que nos move a tratar o outro com atenção, consideração e importância. Quem não se respeita, não inspira o respeito do outro. Respeito é fundamental em todas as nossas relações e em todos os momentos.

Um dos problemas mais comum nas escolas é a falta de respeito entre alunos e professores ou entre alunos entre si. Se um aluno não se sente bem indo para a escola pois os outros ficam tirando sarro é porque não há respeito entre os colegas, alguém deve estar provocando-o ou batendo nele isto o faz se sentir triste e deprimido (bullying). Hoje em dia isto infelizmente é muito comum.

O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. O respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

Referências Bibliográficas:

www.cesarromao.com.br/redator/item4902.html