Reunião com pais do 2º ano.

As crianças do 2º ano estão em pleno processo de alfabetização, construindo e refletindo sobre a escrita e a leitura. Ao longo das atividades, escreveram, participaram oralmente e vêem num crescente de aprendizagens e avanços.
Dentro deste grupo, temos alunos pré-silábicos, silábicos, silábicos com valor sonoro e alfabéticos, tudo muito claro aos nossos olhos, mas os pais não possuem o saber pedagógico (científico) que o grupo de educadores tem, e em casa, muitas vezes, encontraram dificuldades em orientar os alunos e até mesmo compreender  o processo.

Diante de alguns acontecimentos, achamos necessário um encontro entre pais e educadores, e no último dia 05 de março, tivemos aqui na escola uma reunião com os pais do 2º ano, que foi sem dúvida, algo rico e muito importante.

Nela os pais puderam vivenciar através de dinâmicas, posturas distintas entre um método fechado de alfabetização e o trabalho através de uma metodologia que permite ao aluno refletir sobre o processo.

Conheceram um pouco sobre cada etapa da alfabetização*, compreendendo quais critérios o aluno usa para lidar com a escrita e a leitura. Refletimos juntos que não apenas o saber da escrita foi ressignificado na escola, como também o conhecimento matemático, o histórico … conversamos ainda que não apenas a relação do aluno com o conhecimento mudou como também as relações entre alunos e educadores que  hoje acontecem de forma muito mais próxima e afetiva.

Conversamos sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Profª Rebeca, explicando a todos que o registro da Apostila contará com: Momentos de Escrita Espontânea em atividades que exigem resposta pessoal do aluno e a Escrita Convencional em atividades que envolvem o conhecimento especifico

Dentro do nosso trabalho procuramos caminhos que levem alunos e educadores a um crescimento contínuo de aprendizagens e valores, caminhos que estabeleçam relações de respeito e não medo, e que desta forma possam acrescentar a todos, conceitos verdadeiros e sólidos que sejam capazes de acontecer independente da presença do outro.

Acreditamos ainda que a relação com a família deva ser sempre de parceria e dialogo, os questionamentos são bem vindos e nos fazem refletir sobre a nossa prática bem como reafirmar nosso compromisso pedagógico com a construção significativa de conhecimentos e valores aos nossos alunos.

Patrícia Klein Gomes

Coordenadora Pedagógica

*Nas figuras alguns exemplos de escritas nas fases: