Rotina do 1° ano – O ingresso das crianças no Ensino Fundamental

No início do ano as crianças chegam muito inseguras, pois agora terão novos amigos, uma nova professora e atividades diferentes das que haviam feito na Educação Infantil e as perguntas começam a surgir: “Prô, quando é a prova?”, “Que nota que eu tirei?” ou “Mas eu não sei escrever”, aos poucos as crianças começam a entender que não haverão atividades valendo nota e que está tudo bem, até porque, elas estão no processo de alfabetização. É normal elas se sentirem assim com o que não conhecem, pois algumas vezes até os adultos se sentem desta forma. Estamos sempre fazendo de tudo para que o ambiente seja acolhedor e as crianças se sintam integradas à nova fase de maneira tranquila.

Dentro da nossa rotina realizamos várias atividades, como por exemplo, situações problemas matemáticas que colocam as crianças a refletir diferentes resoluções e formas de se expressar diante delas, além de trabalhar com sequências numéricas do cotidiano como a roda de calendário e jogos matemáticos com objetivo de desenvolver o raciocínio lógico-matemático, desenvolvendo as capacidades de deduzir, relacionar, identificar e representar.

Nesta nova etapa as crianças se deparam com atividades de escrita do próprio nome, tentativas de escrita dos nomes dos colegas, construção de palavras coletivamente, em duplas ou em pequenos grupos, justamente para que elas em suas trocas possam se ajudar nesta fase tão importante.

Em vários momentos elas são convidadas a participarem de várias atividades práticas referentes aos conteúdos, para que compreendam na prática os assuntos estudados com mais significado. E assim o ano é repleto de novidades, aprendizagens e trocas.

Professora Lislie.