Simulação de Reunião da ONU nas Aulas de Filosofia e Linguagens

Nas aulas de Filosofia e Linguagens, os alunos do Fundamental II estudaram e debateram diversos temas ao longo do ano. A fim de reforçarmos atividades de desenvolvimento da oratória, cooperação, coletividade e respeito à diversidade de opinião, neste trimestre nossos alunos participaram de uma simulação de reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a fim de apresentar medidas para uma solução da crise na Venezuela.

As  Nações Unidas (ONU) é uma instituição internacional formada por 192 países. Fundada após a Segunda Guerra Mundial, seu principal objetivo é manter a paz e segurança mundiais, além de promover melhores padrões de desenvolvimento social e direitos humanos. São órgãos da instituição a Assembleia Geral, o Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça, o Secretariado e o Conselho de Segurança.

O Conselho de Segurança da ONU é responsável pela paz e segurança internacionais. Formado por 15 membros, cinco permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) que possuem direito a veto, e dez membros não-permanentes eleitos a cada dois anos pela Assembleia Geral, é a única instituição que tem poder decisório, isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho.

Desde agosto, nas aulas de Filosofia e Linguagens, as turmas foram divididas em grupos que representaram países membros do Conselho de Segurança. O projeto foi elaborado em quatro partes: primeiro, discussão sobre a ONU e seus principais órgãos, com ênfase ao funcionamento e organização do Conselho de Segurança; segundo, os alunos pesquisaram as características gerais dos países membros, suas posições políticas e diplomáticas no cenário internacional e os fatores para a atual situação política, econômica e social da Venezuela; terceiro, elaboração em grupo de discurso sobre como resolver a atual crise da Venezuela; e, por último, a simulação da reunião do Conselho de Segurança da ONU na qual todos os grupos apresentaram seus discursos. Parabéns a todos os alunos envolvidos neste projeto!

Confira abaixo imagens das atividades.

Prof.ª Carina Martins