Teatro e Escola

Ensinar teatro é mais que uma atividade artística, é a própria arte fazendo com que os alunos participantes aprendam com prazer, atuando como criadores e montadores no seu próprio espetáculo. Sentindo-se, de fato, partes importantes e capazes, provando que estão e são capazes de desenvolver esse trabalho corpóreo e psicológico.

Nas aulas, não foi exigido que o aluno desenvolvesse uma atuação profissional, mas que se empenhasse em criar uma estrutura forte, para que gradativamente se prepare com empenho e responsabilidade para atuação.

Foram realizados momentos de aprendizagem diferenciados para que os alunos entendessem o universo do nosso folclore e lendas brasileiras com pesquisas e improvisações apresentadas em cena pelos próprios alunos. Com esses materiais montamos o espetáculo chamado Viagem ao centro da Terra, que conta a história de uma trupe de teatro que recebe um convite para criarem uma peça teatral que será apresentada para a corte. O objetivo era que chegassem ao centro da terra, passando pelas regiões do Brasil e se deparando com as culturas e tradições.

Esse trabalho foi importante para que os alunos entendam avaliar e analisar o resultado de suas ações, além de oportunizá-las a construção de seu conhecimento desenvolvendo todas as suas potencialidades.