Aprender matemática é aprender a arte de contar.
Sabemos que muitas crianças, e até mesmo alguns adultos possuem dificuldades quando o assunto se refere a resolver questões que envolvem cálculos e contagem.
Por esta razão, nossa turma do 3º ano, desde os primeiros bimestres, trabalhou situações problemas que levaram as crianças a desenvolverem o raciocínio lógico. Foram apresentadas a elas alguns tipos de problemas matemáticos, e como cada aluno tem seu jeito de pensar esses problemas foram resolvidos de maneiras diferentes.
Após as tentativas de resolução, os resultados foram socializados e discutidos, o que contribuiu para a interação dos aprendizados. Assim, através disso, aqueles que não conseguiram ou chegaram próximo do resultado, conseguiram avançar na maneira de pensar e com isso aprimoraram sua prática de contagem.
E a regra?
Essa também foi levada em conta, justamente por ser um programa curricular e estar inserida nos conteúdos. Mas o que contou mesmo foi como cada criança entendeu essa regra e socializou isso em grupo.
Desta forma,encararam a matemática como sendo uma arte e não apenas uma coisa chata e cheia de fórmulas, que só servem para incomodar!