Viva a diversidade!!!

Além de priorizar a leitura e a escrita, as atividades propostas para a turminha do 1º ano tem como objetivo a sensibilização e a reflexão dos alunos sobre diversos aspectos, entre eles: a diversidade cultural, o respeito à diferença, o senso de coletividade, o exercício de valores e a importância da afetividade.

Para trabalhar esses aspectos fizemos rodas de histórias e de conversas, leitura de textos, poemas e debates sobre eventuais conflitos gerados por preconceitos. Além disso, os alunos elaboraram um belo cartaz e confeccionaram diversos bonecos com massinha de modelar e palitos.

Para finalizar a sequencia proposta, os alunos produziram esse lindo texto coletivo:

Todas as pessoas são diferentes.

Podemos perceber diferenças na cor da pele, no formato do rosto, no cabelo e penteado, na altura, no tamanho da barriga e na cor dos olhos.

As pessoas também têm comportamentos diferentes, usam roupas diferentes e algumas são mais especiais por isso precisam de ajuda.

Não importam as diferenças, cada um tem seu jeito e todos devem ser amigos!

Durante as atividades, foi possível perceber o aumento da interação, da cumplicidade e do respeito entre os alunos, pois eles chegaram a conclusão que somos únicos e especiais, que existem diferentes tipos de beleza e que é fundamental respeitar as diferenças e valorizando as qualidades dos amigos.

Essas atividades foram produtivas e enriquecedoras. Apreciem nossas fotos.

Até mais!

Profª Tatiane